Sobralvision Festival
Não vi mas não ver nunca me impediu de falar dos assuntos, essa é que é essa. Em todo o caso para dar o mínimo de base científica à cena decidi ir ao Youtube ouvir a canção vencedora... ... opá e sucedeu o que era óbvio. Ou não! As coisas quando são demasiado óbvias acabam por nos surpreender porque, por serem tão óbvias, às tantas não é nada óbvio que todo o meu povo faça o mesmo. Mas fizeram e pelos vistos o Festival da canção achou que era brilhante apanhar a onda do Salvador.
Eu já tinha ficado com essa ideia quando apanhei dois ou três momentos de eliminatórias em zapping. "Opá, tu não me digas que..." pensava o Rui... ... e não é que foi mesmo!? Só ouvi a vencedora e a segunda classificada. E pumbas lá vêem as musiquinhas dolentes, vagamente jazzy, vagamente pop, cantadas por vozes dengosas a quererem-se colocar como as dos manos Sobral, com aquele arrastadozinho fungado nas notas que derrapam em qualquer coisa de menos óbvio do tal jazz. Ou então não! ... e desafinaram mesmo quer-me parecer. Mas é Festival e no Festival perdoa-se quase tudo.
Depois decidi fazer o benchmark internacional. Já ouviram a canção espanhola? Sobralice ainda mais aguda! Ora controlem a cena ...
O Festival da Canção costumava ser simples, genuíno, previsível! Saltimbancos aos pulos no palco, popalhadas vagamente dançáveis que se esqueciam antes da música acabar, baladas manhosas cantadas a peito aberto. Desde os anos 80 que o Festival não atraía nem produzia estrelas. Portugal votava na Espanha, a Espanha em Portugal, a França na Bélgica, a Bélgica na França. No fim Portugal ficava em penúltimo, ou em último se a canção fosse realmente boa. No fim ganha a Suécia a cantar Inglês.
Simples.
Já não. Tudo mudou e agora o evento vai ser uma coisa depressiva cheia de gente a cantar mágoas dengosas. Talvez a Itália traga um macaco que cante mágoas dengosas.
O Mundo está perdido, brigadinho oh Sobrais!
Esqueçam lá o festival da canção e ouçam antes isto ....
Esqueçam lá o festival da canção e ouçam antes isto ....
Comentários
Enviar um comentário